Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11512
Tipo: Artigo de Evento
Título: Economia Política da Urbanização do Ceará
Autor(es): Elias, Denise
Pequeno, Luis Renato Bezerra
Palavras-chave: Reestruturação econômica e territorial;Urbanização dispersa;Relações campo-negócio;Agronegócio
Data do documento: 2013
Citação: ELIAS, D.; PEQUENO, R. (2013)
Resumo: O período histórico vigente desde meados do século XX é marcado por um processo acelerado de globalização da produção e do consumo. Organiza-se um novo sistema econômico, que tem reestruturado a produção e o território de todos os países, promovendo uma ordem econômica caracterizada pela comunhão global entre os lugares. Nesta, o Estado do Ceará, no Nordeste do Brasil, assume um novo papel na divisão social e territorial do trabalho e deve ser considerado como uma fração do espaço total do planeta, cada vez mais aberto às influências exógenas e aos novos signos do presente. Nos últimos trinta anos, frente às exigências da produção flexível, é visível sua reestruturação econômica e territorial, com objetivos claros de inserir-se na lógica da produção e do consumo globalizados. O dinamismo econômico e da construção do território cearense já se manifesta pela difusão do agronegócio de frutas tropicais; pela implantação de indústrias, fruto da guerra fiscal; pela construção de infraestruturas associadas aos transportes, às comunicações, ao saneamento básico, aos recursos hídricos; pela expansão de comércios e serviços especializados, incluindo o crescimento das atividades turísticas ligadas ao litoral etc. O presente texto traz em seu âmago o objetivo de melhor conhecer a realidade contemporânea da economia e do território do Ceará, assim como se consubstancia a organização de sua rede urbana e as razões de suas profundas transformações nas últimas três décadas. Buscamos discernir sobre a economia política da urbanização numa tentativa de interpretação da reestruturação territorial resultante do incremento econômico no Estado.
Descrição: ELIAS, D. ; PEQUENO, L. R. B. . Economia Política da Urbanização do Ceará. In: ENANPUR Desenvolvimento, planejamento e governança, 15. Recife: ENANPUR, 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11512
Aparece nas coleções:DAUD - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_econo.pdf174,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.