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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ensino e percepção de pessoa
Autor(es): Oliveira, Maria José de
Palavras-chave: Ensino e percepção de pessoa;Modelo Skinneriano;Estudo da pessoa humana;O ensino independente da pessoa
Data do documento: 1979
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação e Debate
Citação: OLIVEIRA, Maria José de. Ensino e Percepção de Pessoa. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 2, n.1, p. 41-50, 1979.
Resumo: O presente trabalho objetiva uma visão sobre o Ensino e Percepção de Pessoa. Inicialmente, um enfoque do Ensino independente da pessoa, onde o modelo Skinneriano com sua tecnologia de "contigências de reforço" automatiza o sujeito, negando assim a natureza humana do aprendiz. A história da Psicologia registra que o ciclo de predomínio do behaviorismo, iniciado por volta de 1920, praticamente encerrou-se em 1960, e desde então cresce o interesse pelo estudo da pessoa humana (Penna, in Radford, 1976, p. 9). A natureza do processo perceptivo do homem terá um destaque especial uma vez que servirá de fundamento para a busca de uma metodologia de percepção de pessoa em sala de aula. Prosseguindo, serão vistos alguns problemas de exatidão da percepção de pessoa para os quais o professor precisa estar alerta. A complexidade do problema e os resultados a que chegaram os pesquisadores constituirão o desafio para prosseguir nos estudos...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11485
ISSN: 0102-1117
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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