Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11354
Tipo: Dissertação
Título: Entre a figurativização e o psicologismo: o problema do mal em o Mandarim e em Dom Casmurro
Título em inglês: Entre la figurativisation et le psychologisme: le proble`ème du mal dans le Mandarin et Dom Casmurro
Autor(es): Matsuoka, Sayuri Grigório
Orientador: Siqueira, Ana Marcia Alves
Palavras-chave: Le mandarim;Littérature fantastique;Assis,Machado de,1839-1908.Dom Casmurro – Crítica e interpretação;Queiroz, Eça de,1845-1900.O mandarim – Crítica e interpretação;Mal na literatura
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: MATSUOKA, Sayuri Grigório. Entre a figurativização e o psicologismo: o problema do mal em o Mandarim e em Dom Casmurro. 2012. 133f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2012.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar as particularidades e questionamentos presentes nos textos O mandarim e Dom Casmurro no que concerne à representação do tema do mal a partir dos modelos fornecidos pela estética realista, destacando as similaridades e dissonâncias entre as abordagens de Eça de Queiroz e de Machado de Assis. Para tanto, elaborou-se um percurso descritivo e analítico das idealizações do mal a partir do Velho Testamento, passando pela Idade Média, até o século XIX, com o intuito de analisar, em uma perspectiva histórico-filosófica, tais representações. Tais embasamentos teóricos, aliados aos conhecimentos de crítica literária que se foram agregando ao trabalho ao longo de seu desenvolvimento, permitiu-nos observar que a narrativa de O mandarim retoma os elementos da estética romântica, sobretudo os que concernem às noções de mal, e os transforma em símbolos do gênero fantástico, impingindo-lhes novos significados através da figurativização e discutir quais direcionamentos psicologizantes próprios da narrativa machadiana mostram a ideia do mal em Dom Casmurro. A partir dos estudos de Santo Agostinho, Leibniz, Nietzsche, Paul Ricoeur e Georges Bataille sobre o mal e de tantos outros críticos literários como Antonio José Saraiva e Barreto Filho sobre as obras de Eça de Queiroz e de Machado de Assis, avaliou-se comparativamente os aspectos que influenciaram os procedimentos literários adotados por esses dois escritores em O mandarim e em Dom Casmurro, tendo em vista as semelhanças e as diferenças entre as duas obras no que concerne à caracterização do mal no século XIX.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11354
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_dis_sgmatsuoka.pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.