Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11264
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Egressos de uma universidade pública e perspectivas de atuação no gerenciamento em enfermagem
Título em inglês: Graduates of a public university and perspectives of performance in Nursing management
Autor(es): Almeida, Maria de Lourdes
Peres, Aida Maris
Bernardino, Elizabeth
Santos, Marieta Fernandes
Palavras-chave: Educação em Enfermagem;Pesquisa em Administração de Enfermagem;Competência Profissional
Data do documento: Nov-2014
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: ALMEIDA, M. L. et al. Egressos de uma universidade pública e perspectivas de atuação no gerenciamento em enfermagem. Rev Rene, Fortaleza, v. 15, n. 6, p. 933-41, nov./dez. 2014.
Resumo: Objetivou-se analisar a influência da graduação no preparo para o gerenciamento em Enfermagem com 22 egressos de uma Universidade Pública do Sul do Brasil. Pesquisa de abordagem qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu nos meses de fevereiro a abril de 2010, por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Como resultados surgiram as ideias centrais: influência da graduação na capacitação; utilização de instrumentos gerenciais nas ações gerenciais; lacunas na parte prática das disciplinas; sugestões para mudanças. Apontou-se a fragmentação dos conteúdos das disciplinas, ações gerenciais com enfoque produtivista no fazer, necessidade de reestruturação curricular, melhoria nos campos da prática e das parcerias ensino/serviço. Há dificuldades para o enfermeiro perceber a dimensão gerencial no seu processo de trabalho e desenvolver competências gerenciais na prática profissional.
Abstract: A study with a qualitative approach aiming to analyze the influence of undergraduate education on preparing for management in Nursing. The study was conducted with 22 graduates from a Public University in Southern Brazil. This research had data collected between the months of February and April through semi-structured interviews. Data was analyzed by the Collective Subject Discourse technique. The study was approved by the Ethics Committee of the Federal University of Paraná. The following central ideas were found as a result: how undergraduate studies influence professional performance; use of managerial tools in managerial procedures; gaps found in subjects’ practical training sessions; suggestions for improvement. The research revealed fragmentation of subject contents, managerial procedures of doing with a productive approach, the need of curricular restructuring, improve training in the field and teaching/work partnership improvement. It is difficult for nurses to understand the managerial scope of its working process and to develop managerial competencies in professional practice.
Resumen: El objetivo fue analizar la influencia de la graduación en la capacitación para gerencia en enfermería con 22 graduados de una Universidad Pública del Sur del Brasil. Investigación cualitativa, cuya recolección de datos ocurrió entre febrero y abril de 2010 a través de entrevistas semiestructuradas. Los datos fueron analizados por la técnica del Discurso del Sujeto Colectivo. Como resultados surgieron las ideas centrales: influencia de la graduación en la capacitación; uso de instrumentos gerenciales en las acciones gerenciales; vacíos en la parte práctica de las disciplinas; sugerencias para cambios. Se señalaron la fragmentación de contenidos de las disciplinas, acciones gerenciales con enfoque productivista en el hacer, necesidad de reestructuración curricular, mejora en los campos de la práctica y de las parecerías enseñanza/servicio. Hay dificultades para el enfermero percibir la dimensión gerencial en su proceso de trabajo y desarrollar competencias gerenciales en la práctica profesional.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11264
ISSN: 2175-6783 online
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_mlalmeida.pdf241,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.