Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11256
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Conhecimento de enfermeiros sobre amamentação de recém-nascidos com fissura labiopalatina
Título em inglês: Knowledge of graduated nursing students on breast feeding newborns with cleft lip and palate
Autor(es): Toledo Neto, João Lopes
Souza, Carla Moretti de
Katakura, Edna Aparecida Lopes Bezerra
Costa, Talita Vidotte
Prezotto, Kelly Holanda
Freitas, Thaís Bette
Palavras-chave: Aleitamento Materno;Fenda Labial;Fissura Palatina
Data do documento: Jan-2015
Instituição/Editor/Publicador: Revista Rene
Citação: TOLEDO NETO, J. L. et al. Conhecimento de enfermeiros sobre amamentação de recém-nascidos com fissura labiopalatina. Rev Rene, Fortaleza, v. 16, n. 1, p. 21-8, jan./fev. 2015.
Resumo: Objetivo: identificar o conhecimento de enfermeiros acerca da amamentação de recém-nascidos com fissura labiopalatina. Método: pesquisa transversal, com enfermeiros egressos de duas universidades brasileiras. Para coleta de dados utilizou-se um questionário enviado por via digital para avaliar as características pessoais, de formação e relacionadas ao conhecimento em amamentação. Resultados: de 13 enfermeiros, todos relataram ausência de aprendizado sobre aleitamento materno para lactentes com fissura labiopalatina. A maioria dos enfermeiros desconheciam formas de oferecimento de alimentação da criança sugerindo que, apesar de o profissional ser aquele realiza orientações sobre o aleitamento materno, o conhecimento quanto ao assunto é incipiente sobre as necessidades de atenção e cuidados direcionados aos recém-nascidos com fissura labiopalatina. Conclusão: urge ampliar o conteúdo ofertado durante a graduação acerca das necessidade dos recém-nascidos com fissuras labiopalatina, a fim de melhorar o entendimento do processo de cuidar.
Abstract: Objective: to identify the knowledge of nursing professionals about breastfeeding infants with a cleft lip and palate. Methods: a cross-sectional survey with nurses from two Brazilian Universities. A questionnaire with personal characteristics and knowledge related to nursing education was used. Results: all 13 nurses reported the lack of training on breastfeeding for infants with a cleft lip and palate. Most of the nurses were unaware of offering ways of feeding, suggesting that despite being one of the professionals who give more guidance on breastfeeding, knowledge on the subject is just beginning about the need for attention and care in attending children with a cleft lip and palate. Conclusion: further research in the area is recommended in order to improve understanding of caring for newborns with a cleft lip and palate, and to help professionals upgrade the care process.
Resumen: Objetivo: identificar el conocimiento de enfermeros acerca de la lactancia materna de recién nacidos con fisura del labio y paladar. Método: investigación transversal, con enfermeros de dos universidades brasileñas. Recolección de datos a través de cuestionario encaminado por vía digital para evaluar características personales, de formación y conocimiento en lactancia. Resultados: los 13 enfermeros relataron falta de capacitación en lactancia materna direccionadas a estos recién nacidos. La mayoría desconocían formas de ofrecer alimentación a estos niños, indicándose que, a pesar del enfermero ser aquello que realiza orientaciones acerca de la lactancia materna , el conocimiento sobre el tema no era sufiente cuanto a las necesidades y atención al recién nacido con fisura del labio y paladar. Conclusión: es preciso ampliar el contenido ofertado en la graduación acerca de las necesidades de estos recién nacidos para mejorar la comprensión del proceso de cuidar.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11256
ISSN: 2175-5361 On line
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_jltoledoneto.pdf206,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.