Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11246
Tipo: Artigo de Evento
Título: Estudo da viabilidade técnica e social de tecnologias alternativas de saneamnento em comunidades no estado do Ceará
Autor(es): Botto, Márcio Pessoa
Moura, Newton Célio Becker de
Sena, Ana Valéria
Pequeno, Luis Renato Bezerra
Palavras-chave: Desinfecção solar;SODIS;Sanitário de compostagem;BASON
Data do documento: 2005
Citação: BOTTO, P. B. et al (2005)
Resumo: Apesar da importância do saneamento ambiental para o bem-estar do homem e para a conservação dos recursos naturais, uma grande parcela da população mundial não tem acesso aos serviços básicos de saneamento. Este trabalho tem por objetivo, estudar a viabilidade de tecnologias alternativas de baixo custo de saneamento ambiental para a promoção de saúde em comunidades menos favorecidas. Essas tecnologias são o SODIS, sigla para desinfecção pela ação dos raios solares; e o BASON, sanitário de compostagem que dispensa o uso de água. Como ação indispensável para o saneamento, oficinas participativas sobre práticas de higiene, métodos existentes de tratar a água e a importância do despejo adequado dos resíduos foram realizadas nas comunidades favorecidas. Análises microbiológicas de água estão sendo realizadas para monitorar a aplicabilidade técnica do SODIS nas comunidades. Devido ao fato do estado do Ceará situar-se próximo à linha do equador, é certa a existência de boas condições de insolação para a prática desse método. Questionários foram aplicados pelos próprios moradores capacitados das comunidades com o intuito de avaliar a sustentabilidade das tecnologias propostas em caráter experimental. O método SODIS foi bem aceito pelos habitantes das comunidades, conseguindo mudar os costumes de alguns moradores, como, por exemplo, de não realizar nenhum tratamento na água antes de bebê-la. Com o projeto de intervenção, houve um aumento em torno de 15% a mais de famílias fazendo uso de métodos de desinfecção.
Descrição: BOTTO, P. B. et al. Estudo da viabilidade técnica e social de tecnologias alternativas de saneamnento em comunidades no estado do Ceará . In: Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 23., Campo Grande, 2005.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11246
Aparece nas coleções:DAUD - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_eve_lrbpequeno.pdf98,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.