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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/1120
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Fábulas fabulosas : denúncia,história e memória. |
Autor(es): | Oliveira, Maria Angélica de Lucena, Ivone Tavares de |
Palavras-chave: | Fernandes, Millôr, 1924 - Análise do discurso;Análise do discurso narrativo;Estratégias de resistência;Fábulas - Análise do discurso;Gêneros literários;Construção de Sentido;Semiótica e literatura;Técnicas de si;Memória;Techniques in itself;Strategies of resistance;Memory |
Data do documento: | 2006 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista de Letras |
Citação: | OLIVEIRA, Maria Angélica de; LUCENA, Ivone Tavares de. Fábulas fabulosas : denúncia, história e memória. Revista de Letras, Fortaleza, v. 1-2, n. 28, p. 28-32, 2006. |
Resumo: | “Pelas mãos” do sujeito-autor Millôr Fernandes, as fábulas clássicas transitam por outros gêneros, são parodiadas, carnavalizadas, postas às avessas, transfigurando-se em fábulas fabulosas, um “outro gênero” em que a ironia, a sátira e a paródia fazem sítio. Estas estratégias irreverentes do dizer abrigam, nesses enunciados, um universo de vozes sociais que só se deixam entrever no diálogo com as condições de produção, com o contexto sócio-histórico- ideológico. Com o auxílio dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa, procuramos identificar nessas fábulas fabulosas cicatrizes denunciadoras de sua identidade de pequenos repositórios de sabedoria que transitam entre a moral e a denúncia, entre as técnicas de si e as estratégias de resistência. Nossa pesquisa visa, ainda, evidenciar, nessas irreverentes e satíricas historietas, jogos de verdade, que materializados a cada novo acontecimento, na atualização da memória discursiva, domínios do intradiscurso, transformam-nas em argutas denúncias da história brasileira, conduzindo-as, pois, do gênero fábula fabulosa ao gênero monumento histórico. |
Abstract: | Through an analysis of French speech , this work has the objective of analyzing the marks and values that sustain the identity of Brazilian northeast. This identity once materialized in speech, appears to us that is configured through a link between language and social reality, that means through manifestations such as string literature , religiousness, folklore , beliefs, popular medicine, among others. Focusing string literature, we can see how the man from the northeast becomes the subject of his speech,recreating his identity through symbolic objects that built their senses from the memory of a people that is historically marked by their poverty, social exclusion and drafty: points that tell us and always echo when we talk about Nordestinidade , because they come from the history , context , and do not ask to be present. String literature will always be seen as a manifestation where who speaks is not the subject , but his social position, the discursive formation in which he is inserted, so he can impose and make significant his ideology. From the moment you give voice to this subject, we perceive the mounting and remounting, that is, the construction and reproduction of the speeches in chain, because they never end, because they ratify, because they go beyond the textual limits, establishing themselves through historic/symbolic/ideological limits. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1120 |
ISSN: | 1018051 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
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