Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11022
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Projeto de educação popular: uma contribuição da psicologia clínica humanista
Autor(es): GUSMÃO, Sonia Maria Lima de
Palavras-chave: Educação popular;Responsabilidade social e política;Psicologia Clínica Humanista;Transformação social
Data do documento: 1988
Instituição/Editor/Publicador: http://www.revistapsicologia.ufc.br
Citação: GUSMÃO, Sonia Maria Lima de. Projeto de educação popular: uma contribuição da psicologia clínica humanista. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 6, n.2, 1988, p. 15-24.
Resumo: Refletindo sobre alguns depoimentos de coordenadores de grupos de Educação Popular a respeito de suas dificuldades na facilitação desses grupos, a autora considera que a falta de uma maior clareza sobre si mesmo, sobre o seu processo interior, poderá conduzir o coordenador a uma postura inadequada diante da comunidade que se pretende facilitar a conscientização, haja vista que, o mesmo, pode projetar na comunidade aspectos seus não resolvidos ou clareados, ou, ainda, manipulá-la. Considera que não basta o saber teórico ou a boa intenção, é necessário que o coordenador possua determinadas condições: um respeito real e profundo pelo seu humano; uma capacidade para perceber na comunicação os aspectos que subjaz às palavras; transparência na sua forma de ser, não assumindo falsas posturas diante do grupo; como também uma certa facilidade em se comunicar com a comunidade, fazendo com que os aspectos mencionados sejam percebidos. Além disso, considera o fato de que a ausência dessas condições ou de alguma delas tenha conduzido excelentes teóricos, bem posicionados politicamente, à práticas improdutivas, no campo da educação popular. E propõe o desenvolvimento de um trabalho, junto aos coordenadores de grupos, no qual procura associar dois campos de sua atuação profissional: o seu trabalho como facilitadora de grupos vivenciais e a sua experiência como educadora de uma abordagem humanista, no sentido de favorecer nestes coordenadores atitudes facilitadoras, indispensáveis a uma prática efetiva de educação popular.
Abstract: If you think about some reports of the coordinators of Popular Education group about their difficulties as group facilitators, the author considerer that the lack of major selfawareness and consciousness about internal process, could take the coordinator to an inadequate posture in front of the community in which he or she intended to facilitate the consciousness, in this terms the coordinator can project the unsolved or unclarified personal aspects in the community, or even manipulate it's participants. She also takes into account, that's not enought the theoretical formal knowledgment or the good intention, it's necessary to the coordinator to process specific conditions: a real and deep respect for human being; a capacity to perceiv through comunication the meaning underneath the words; transparent in the way of being, not assuming false postures in group, as well as certain facility in comunicate whith the community facilitating to the participants the perception of the above mentionned aspects. Yet considered, the fact that the absence of these conditions or the some of them, have oriented very good professionals, to unproductive practice, in the field of popular education. At last, she propose the development of a work, in which she search to associate two fields of her professional background: her work as groups facilitators, and the experience as an educator in a humanistic approach, helping each coordinators to achieve insights towards facilitator's attitudes, indispensable to an affective practice in popular education.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11022
ISSN: 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1988_art_smlgusmao.pdf4,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.