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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estimação de magnitude de distância entre pares e tríades de pontos: um estudo exploratório
Autor(es): Dias, Mardônio Rique
Andriola, Wagner Bandeira
Palavras-chave: Cognição espacial;Estimação de magnitude;Método psicofísico
Data do documento: 1992
Instituição/Editor/Publicador: www.revistapsicologia.ufc.br
Citação: DIAS, Mardônio Rique; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Estimação de magnitude de distância entre pares e tríades de pontos: um estudo exploratório. Revista de Psicologia, Fortaleza, v.9/10, n.1/2, 1991/1992, p.39-49.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo o estudo da cognição espacial, envolvendo grandes distâncias, utilizando o método psicofísico de Estimação de Magnitude. Vinte e três sujeitos foram divididos randômicamente em dois grupos e submetidos a um delineamento com contrabalanceamento. Foi solicitado aos sujeitos a estimarem as rotas (distâncias entre capitais de estados brasileiros), variando-se o número de pontos intercalados entre as cidades. Convencionou-se definir as condições experimentais em E - 2 (estimativas de rotas com duas cidades) e E - 3 (estimativas de rotas com três cidades). Funções potência foram ajustadas às médias das estimativas efetuadas. Os resultados mostram que os julgamentos tenderam a ser mais precisos, quando a rota a ser estimada possuía três pontos. Os expoentes não encontrados, em ambas condições experimentais foram menores que 1.0 indicando subestimação dos julgamentos efetuados.
Abstract: The aim of this research was to study a spatial cognition involving great distances, utilizing the psichophsic method of Estimation of Magnitude. Twenty-three subjects were randomly distributed into two groups and submitted to a counterbalanced designo. All subjects were asked to estimate routes (distances between Brazilians cities). Where the number of points given among the routes would vary. We decided to define those experimental conditions into two categories: E-2 (estimations of routes having two cities) and E-3 (estimations of routes having three cities). Power functions were adjusted to all estimations. The result showed that there was a tendecy for more accurate estimations when the route to be estimated had three points. The exponents no found were lesser then 1.0 indicating an underestimation of the judgements.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10975
ISSN: 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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