Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10845
Tipo: Tese
Título: Estudo das propriedades estruturais, dielétricas e magnéticas do compósito cerâmico (Ba2Co2Fe12O22)x (CaTiO3)1-x e sua aplicação em dispositivos de radiofrequência e microondas
Título em inglês: Study of structural, dielectric and magnetic composite of ceramic properties (Ba2Co2Fe12O22)x (CaTiO3)1- x and your application in radio frequency and microwave devices.
Autor(es): Pires Júnior, Guilherme Francisco de Morais
Orientador: Sombra, Antônio Sérgio Bezerra
Palavras-chave: Teleinformática;Raios X - Difração;Cerâmicas magnéticas
Data do documento: 2014
Citação: PIRES JUNIOR. G. F. M. Estudo das propriedades estruturais, dielétricas e magnéticas do compósito cerâmico (Ba2Co2Fe12O22)x(CaTiO3)1-x e sua aplicação em dispositivos de radiofrequência e microondas. 2014. 157 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Teleinformática)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
Resumo: As cerâmicas atualmente oferecem significantes vantagens por apresentarem baixo custo de produção para dispositivos eletrônicos que operam em radiofrequência (RF) e micro-ondas, além de serem materiais de baixo peso, estáveis com a temperatura e extremamente passíveis de miniaturização (compactação). As cerâmicas magnéticas possuem também menores perdas dielétricas e são preferidas em muitas das aplicações tecnológicas atuais. Este trabalho foi dividido em duas etapas. A primeira consistiu em obter as matrizes cerâmicas Ba2Co2Fe12O22 e CaTiO3 através da síntese de estado sólido com moagem mecânica de alta energia e a segunda consistiu em estudar as propriedades estruturais, dielétricas e magnéticas de um série de compósitos cerâmicos formado por essas matrizes. A difração de raios-X (DRX) foi essencial na caracterização estrutural dos compósitos desejados. A morfologia das amostras foi estudada pela microscopia eletrônica de varredura (MEV). Experimentos foram realizados para avaliar o desempenho dielétrico e magnético na faixa de radiofrequência (RF) e micro-ondas para posterior análise de uma aplicação tecnológica cabível. Os experimentos realizados indicaram que é possível obter compósitos cerâmicos com altos valores de permissividade dielétrica e baixas perdas dielétricas, resultando em compactação e eficiência para dispositivos a serem projetados. Os compósitos avaliados nesse trabalho comportaram-se adequadamente como antenas ressoadoras dielétricas em micro-ondas, tornando-os importantes no desenvolvimento de antenas de banda larga de quarta geração (4G) para telefones celulares, ou aplicação em dispositivos de antenas omnidirecionais de baixo ganho e outros produtos para redes sem fio.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10845
Aparece nas coleções:DETE - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tese_gfmpiresjunior.pdf5,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.