Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10734
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Pesca artesanal no Ceará: Tecnologia, sistema cognitivo e relações de produção
Autor(es): Chaves, Luís de Gonzaga Mendes
Palavras-chave: Produção e pesca;Pesca de linha;Tecnologia;Sistema cognitivo
Data do documento: 1975
Instituição/Editor/Publicador: www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: Chaves, L. G. M. (1975)
Resumo: Analisa o presente artigo a tecnologia, o sistema cognitivo e as relações de produção ligados à pesca em Almofala, comunidade pesqueira no Norte do Ceará. Apesar de os dados terem sido colhidos na sua quase totalidade nessa comunidade, pode-se com relativa segurança generalizá-los a toda a Região onde se insere, abstraídas as particularidades de ordem histórica e portanto mais locais. A comunidade tem dois tipos principais de pesca: a chamada "pesca de curral" e a "pesca de linha". Este artigo enfocará apenas a pesca de linha. a) Introdução: Breve relato histórico. "Pesca de linha" é a praticada com linha e anzóis, tanto em alto mar como em zonas próximas à praia (na linguagem local, "pesca de fora" e "pesca de terra", respectivamente. Na atualidade há dois portos para a pesca de linha em Almofala: um na Pequena Almofala, outro nos Torrões. Até 1962, porém, só existia o da Pequena Almofala, registrando-se aí todo o movimento de Pesca. Mas como em 1961, graças à interferência de fatores geográficos, se abriu nos Torrões uma ligação do rio Aracati-Mirim (que antes desembocava na Pequena Almofala) com o mar, principiou a surgir aí a pesca de linha. Apesar disso, contudo, a principal técnica de pesca em Almofala até 1965 foi de longe e de curral. Sempre existira antes a pesca de linha mas só eram executadas "pescarias de terra", muito próximas à praia (até a "risca").
Descrição: CHAVES, Luís de Gonzaga Mendes. Pesca artesanal no Ceará: Tecnologia, sistema cognitivo e relações de produção. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.6, n.1/2, 1975, p.05-28.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10734
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1975_art_lgmchaves.pdf2,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.