Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10719
Title in Portuguese: Análise da sensibilidade dos parâmetros hidráulicos do software Pamolare com vistas ao estudo da qualidade de água em reservatórios, a partir da aplicação no reservatório Acarape do Meio
Author: Lima, Fernando Fernandes de
Ueta, Vanessa
Cysne, Andréa Pereira
Leal Júnior, Carlos Roberto Moura
Bezerra, Alina de Moraes
Ramos, Orleani Costa
Souza, Raimundo Oliveira de
Keywords: Eutrofização
Água - Qualidade
Issue Date: 2007
Publisher: Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos
Citation: LIMA, F. F. et al. Análise da sensibilidade dos parâmetros hidráulicos do software Pamolare com vistas ao estudo da qualidade de água em reservatórios, a partir da aplicação no reservatório Acarape do Meio. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 17., 2007, São Paulo. Anais... São Paulo: ABRH, 2007.
Abstract in Portuguese: A eutrofização é um problema que vem trazendo cada vez maiores preocupações à comunidade científica que se dedica ao estudo dos ecossistemas aquáticos. Há mais de 30 anos que são buscados métodos para melhor entender o desenvolvimento do fenômeno, principalmente por meio da modelagem matemática. Capaz de inviabilizar o uso humano e industrial de um reservatório, a eutrofização deve ser motivo de constante preocupação dos gestores dos recursos hídricos, pois uma vez instalada, o tempo necessário para recuperação de um reservatório é da ordem da dezena de anos. Este trabalho tem como objetivo a aplicação do programa PAMOLARE no reservatório Acarape do Meio, no Estado do Ceará, para estudar o comportamento da qualidade de água no referido reservatório mediante a análise dos seus parâmetros hidráulicos. Os resultados mostraram que o tempo de detenção hidráulica desempenha um importante papel na qualidade da água daquele corpo hídrico.
Abstract: Eutrophication is a problem that is becoming more important within the scientific community that studies the aquatic ecosystems. Methods for a better understanding of the phenomenon are object of research since the 70´s, mostly through mathematical modeling. Being able to impede the human and industrial use of a reservoir, eutrophication must be a reason for a everyday concern of water resources managers, as once it is set up, the time needed for recovery of a reservoir is usually no less than 10 years. This search has as the principal objective to apply the PAMOLARE in the Acarape do Meio Reservoir, in the State of Ceará, to study the behavior of the water quality in the reservoir, through the analysis of its hydraulics parameters. The results showed the detention time plays a very important game in the water quality of that body of water.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10719
Appears in Collections:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_eve_rosouza_analise_da.pdf158,17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.