Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10494
Title in Portuguese: Análise da adequação das Instituições de Ensino Superior localizadas na região metropolitana de Fortaleza ao plano nacional de extensão universitária - 2011/2020
Author: Lima Filho, Humberto Correia
Advisor(s): Soares, Maria Elias
Keywords: Extensão universitária - Avaliação - Fortaleza(CE)
Comunidade e universidade - Avaliação - Fortaleza(CE)
Universidades e faculdades públicas - Avaliação - Fortaleza(CE)
Plano Nacional de Extensão Universitária(Brasil)
Issue Date: 2014
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: Lima Filho, H. C.; Soares, M. E. (2014)
Abstract in Portuguese: As universidades brasileiras são caracterizadas constitucionalmente por três dimensões indissociáveis: o ensino, a pesquisa e a extensão. Os indicadores das ações de extensão tem sido um desafio para as instituições, principalmente pelas dimensões que integram o ensino e a pesquisa, e das próprias bases conceituais da extensão que são a interação dialógica entre instituição de ensino e sociedade, indissociabilidade entre as atividades de extensão, ensino e pesquisa, interdisciplinaridade e impacto na formação do discente, o que justificou a necessidade de verificar como essas instituições tem executado a avaliação de suas atividades objetivando a qualidade de ensino por elas ofertada. O objetivo geral deste trabalho propôs-se a identificar a percepção dos gestores das instituições de ensino superior na cidade de Fortaleza sobre o que devem ser as ações de extensão para que se oferte ensino superior de qualidade. Para tanto, delimitaram-se como objetivos específicos: definir e descrever as características do ensino superior brasileiro, bem como da extensão, suas diretrizes, políticas e ações; identificar o conhecimento dos gestores sobre as bases conceituais para programas de extensão; identificar, a partir das características percebidas, os construtos e as questões para avaliação na percepção dos gestores; esboçar o panorama geral da extensão na cidade, dimensionando seu alcance junto a sociedade. A pesquisa envolveu a elaboração e aplicação de instrumento objetivando a consolidação e análise dos dados, o instrumento procurou traduzir os objetivos da pesquisa em itens bem redigidos. A aplicação do instrumento auxiliou nas inferências estatísticas dos dados consolidados, sendo possível a fundamentação para análises descritivas. Verificou-se que a relação Ensino, Pesquisa e Extensão que conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o Plano Nacional de Extensão servem para conferir qualidade ao ensino de uma IES, não existe em todas as instituições existentes na cidade de Fortaleza. No entanto, neste cenário, a gestão se mostra qualificada nas IES pesquisadas, os gestores, possuem formação adequada, com titulação igual ou superior a mestrado, e procuram de forma eficiente lidar com as questões de operacionalização de procedimentos relativos às ações extensionistas. Mas mesmo com este contexto, pelos dados levantados, observa-se que a participação das IES na cidade se dá de forma presente. O público beneficiado com as ações extensionistas no ano de 2013 foi de 869.475 pessoas, ao analisar esse atendimento em relação à população residente na cidade de Fortaleza, observa-se que 34,07% da população da cidade tiveram acesso a algum tipo de atendimento oriundo de ações extensionistas. A área temática que atingiu a maior parte da população foi a Saúde, com 355.798 pessoas beneficiadas, isto é, esta área temática atingiu no ano de 2013 cerca de 13,94% da população da cidade.
Description: LIMA FILHO, Humberto Correia. Análise da adequação das Instituições de Ensino Superior localizadas na região metropolitana de Fortaleza ao plano nacional de extensão universitária - 2011/2020. 2014. 199f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10494
Appears in Collections:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_dis_hclima.pdf3,76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.