Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/1043
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Parâmetros de crescimento e mortalidade do Cherne, Epinephelus niveatus (Valenciennes) (Osteichthyes: Serranidae), no Sudeste do Brasil
Título em inglês: Growth and mortality parameters of the snowy grouper, epinephelus niveatus (Valenciennes) (Osteichthyes: Serranidae), off southeastern Brazil
Autor(es): Carvalho, Maria Odete Ximenes
Fonteles Filho, Antonio Adauto
Tubino, Rafael de Almeida
Tubino, Magda Fernandes de Andrade
Paiva, Melquíades Pinto
Palavras-chave: Cherne;Crescimento;Mortalidade;Sudeste do Brasil;Peixe
Data do documento: 1999
Instituição/Editor/Publicador: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: XIMENES CARVALHO, Maria Odete et al. Parâmetros de crescimento e mortalidade do Cherne, Epinephelus niveatus (Valenciennes) (Osteichthyes: Serranidae), no Sudeste do Brasil. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v.32, 1999, p. 111-117.
Resumo: O cherne, Epinephelus niveatus (Valenciennes), é um peixe demersal comercialmente importante na Região Sudeste do Brasil, habitando fundos rochosos e coralinos na plataforma externa e talude continental. Idade, crescimento e mortalidade foram estudados com base em amostragem da captura no período agosto de 1996/agosto de 1997 para obtenção de escamas em 229 exemplares com tamanhos na faixa de 33,0 - 93,4 cmTL. As escamas crescem numa proporção isométrica com o tamanho individual, havendo periodicidade anual na formação dos anéis etários, que ocorre no bimestre novembro-dezembro. Os comprimentos retrocalculados variam entre 27,5 cm (grupo-de-idade I) e 92,4 cm (grupo-de-idade XII). As equações de crescimento em comprimento (cm) e peso(kg) são as seguintes: L1= 148,8 [ 1 - e -0,069 (t+2,97] e Wt= 45,7 [ 1 - e - 0,069(t+2,97) 2,904 esta obtida pela equação de regressão peso/comprimento: In W= -10,698 + 2,904 ln L. O coeficiente anual de mortalidade natural foi M= 0,170. O cherne tem baixo coeficiente de crescimento (K= 0,069), alta razão M/K = 2,50 e grande expectativa de vida ( tmax= 46,4 anos), características típicas de espécies carnívoras do 5°. nível trófico. Os parâmetros de crescimento foram semelhantes para as populações do cherne que habitam as Regiões Sudeste do Brasil e Sul da Flórida (EUA).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1043
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1999_art_moxcarvalho.pdf451,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.