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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10416
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Estratégias de ensino-aprendizagem do processo de enfermagem na graduação e pós-graduação de enfermagem |
Título em inglês: | Strategies for teaching learning process in nursing graduate and postgraduate nursing |
Autor(es): | Santos, Ana Dulce Batista dos Oliveira, Kalyane Kelly Duarte de Rosário, Sâmara Sirdênia Duarte de Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho Tourinho, Francis Solange Vieira Santos, Viviane Euzébia Pereira dos |
Palavras-chave: | Educação em Enfermagem;Processos de Enfermagem |
Data do documento: | Jul-2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental |
Citação: | SANTOS, A. D. B. et al. Estratégias de ensino-aprendizagem do processo de enfermagem na graduação e pós-graduação de enfermagem. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, p. 1212-1220, jul./set. 2014. |
Resumo: | Objetivo: apresentar as estratégias de ensino-aprendizagem do processo de enfermagem utilizadas nos cursos de graduação e pós-graduação. Método: revisão integrativa da literatura, utilizando as bases de dados CINAHL, LILACS e MEDLINE. A busca dos artigos foi realizada através dos descritores controlados: Nursing Process; Education, Nursing; Teaching; Education, Nursing, Diploma Programs; Education, Graduate; utilizando o operador boleano AND. A amostra constituiu-se de 8 artigos. Resultados: várias estratégias de ensino-aprendizagem do processo de enfermagem são apontadas, a saber: ferramentas eletrônicas, estudos de caso escritos, aula expositiva e aulas teórico-prática para o ensino de graduação. Entretanto, destaca-se a ausência de estudos referentes ao ensino do processo de enfermagem em nível de pós-graduação. Conclusão: a utilização de metodologias inovadoras e ativas facilita o processo de aprendizagem, enquanto a abordagem restrita à teoria é fator dificultador. Descritores: processos de enfermagem, educação em enfermagem, ensino. |
Abstract: | Objective: to present strategies for teaching and learning of the nursing process used in graduate and postgraduate levels. Method: an integrative review of literature, using the databases CINAHL, LILACS and MEDLINE. The search for the articles was carried through the controlled descriptors: Nursing Process; Education, Nursing; Teaching; Education, Nursing, Diploma Programs; Education, Graduate; using the Boolean operator AND. The sample consisted of eight articles. Results: several strategies of teaching and learning of the nursing process are identified, namely: electronic tools, written case studies, and lecture and theoretical-practical lessons for graduate education. However, there is a lack of studies regarding the teaching of nursing process in post-graduate level. Conclusion: the use of innovative and active methodologies facilitates the learning process, while the restricted approach for theory is a complicating factor. Descriptors: nursing process, education in nursing, teaching. |
Resumen: | Objetivo: presentar las estrategias para la enseñanza y el aprendizaje del proceso de enfermería utilizadas en los niveles de pregrado y postgrado. Método: revisión integradora de la literatura, utilizando las bases de datos CINAHL, LILACS y MEDLINE. La búsqueda de artículos se realizó a través de los descriptores controlados: Nursing Process; Education, Nursing; Teaching; Education, Nursing, Diploma Programs; Education, Graduate; mediante el operador booleano AND. La muestra constaba de 8 artículos. Resultados: varias estrategias para la enseñanza y el aprendizaje del proceso de enfermería se identifican, es decir: instrumentos electrónicos, estudio de casos por escrito, conferencia y lecciones teórico-prácticas para pregrado. Sin embargo, hay una falta de estudios sobre la enseñanza del proceso de enfermería en el nivel de postgrado. Conclusión: el uso de metodologías innovadoras y activas facilita el proceso de aprendizaje, mientras que el enfoque restricto en la teoría es un factor dificultador. Descriptores: procesos de enfermería, educación en enfermería, enseñanza. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10416 |
ISSN: | 2175-5361 On line |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
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