Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10391
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A inquisição no Ceará
Autor(es): Mott, Luiz Roberto de Barros
Palavras-chave: Santo Ofício no Ceará;Tribunal da Santa Inquisição;Heresia;Feitiçaria;Bigamia;Homossexualidade
Data do documento: 1985
Instituição/Editor/Publicador: http://www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: MOTT, Luiz Roberto de Barros. A inquisição no Ceará. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 16/17, n. 1/2, p. 93-103, 1985/1986.
Resumo: Salvo erro, a única referência histórica à ação do Santo Ofício no Ceará se deve ao Barão de Studart ao mencionar que no Auto de Fé realizado em Lisboa em 1761, dois moradores desta Capitania foram condenados ao degredo pelo crime de "bigamia", isto é, casar-se uma segunda vez estando viva a legítima esposa. Os condenados foram Antonio Correia de Araújo, 52 anos, morador na vila do Icó, e Antonio Mendes da Cunha, 40 anos, pedreiro, residente em Quixeramobim. Após prolongadas pesquisas na Torre do Tombo, localizamos mais sete episódios entre 1746-1778 comprovando que a Inquisição esteve bastante informada sobre os "desvios" na fé e na moral dos moradores do Ceará. Divulgando tais documentos inéditos nossa intenção é tornar conhecida a ação repressora da Igreja Católica nestes sertões, estimulando outros pesquisadores a vasculharem o referido arquivo lisboeta pois certamente devem existir mais documentos relativos a esta região...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10391
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1985_art_lrbmott.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.