Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10247
Tipo: Livro
Título: A poeira do passado: Tempo, saudade e cultura material
Autor(es): Ramos, Francisco Régis Lopes
Palavras-chave: Historiografia - Brasil;Pesquisa histórica;Cultura
Data do documento: 2014
Citação: RAMOS, Francisco Régis Lopes. A poeira do passado: tempo, saudade e cultura material. E-book. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2014. 300 p. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10247. Acesso em:
Resumo: Seria injusto concluir que Benjamin sintetize, desse modo, a sua teoria da memória, embora esteja aí uma espécie de densidade concentrada do seu pensamento, em tom didático e enigmático, como era de seu gosto. Certamente será melhor chamar a suposta síntese com um termo que lhe era especialmente significativo: “tempo saturado de agoras”. O trecho abre um dos capítulos de Infância em Berlim por volta de 1900 e prepara a narrativa de sua lembrança sobre um jogoinfantil. Trata-se de parte decisiva, sobretudo incisiva, das reflexões de Benjamin a respeito dos engates da cultura material com dispositivos da lembrança e do esquecimento — dimensões da experiência em constante estado de interação. Aí, estão em evidência a ponte e o abismo, a recordação de uma infância que não volta mais e o brinquedo lembrado com saudade. E quem detona o processo não é somente o sujeito, mas também o objeto — o artefato material, em seu poder de evocação do passado e, mais especificamente, em sua promessa nunca realizada de suprir as carências do presente. O presente, afinal, faz-se em ausências nem sempre identificadas ou identificável.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10247
Aparece nas coleções:IU - Livros
PRPPG - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_liv_frlramos.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.