Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10220
Title in Portuguese: Subjetividade, socialização e sexualidade como desafio posto às ciências sociais (reflexões feitas a partir de uma pesquisa)
Author: Farias, Zaira Ary
Keywords: Subjetividade
Socialização
Sexualidade
Issue Date: 1998
Publisher: www.rcs.ufc.br/edicoes
Citation: FARIAS, Zaira Ary. Subjetividade, socialização e sexualidade como desafio posto às ciências sociais (reflexões feitas a partir de uma pesquisa). Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.29, n.1/2, 1998, p.145-159.
Abstract in Portuguese: Castoriadis nos lembrava que "para a psicanálise, a questão do sujeito é a questão da psique (...) e da psique socializada (...) do ser humano nas suas inumeráveis singularidades e universalidades (...) e que a subjetividade humana (...) é uma virtualidade de todo ser humano, certamente não uma fatalidade." Michelle PERROT falou das mulheres e dos silêncios da História. Porque tanto na Ação Católica e na Teologia da Libertação como nas Ciências Sociais, encontramos correntemente silêncios ou não ditos sobre a sexualidade, sobre a diferença sexual, sobre o corpo e sobre o desejo, dimensões tão fundamentais da vida humana? Este artigo é uma reflexão indagadora sobre tais questões.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10220
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Appears in Collections:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1998_art_zary.pdf12,13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.