Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10195
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estado, imigração e delito de hospitalidade
Autor(es): Laacher, Smain
Palavras-chave: Hospitalidade;Estado;Imigração;Estrangeiro
Data do documento: 2004
Instituição/Editor/Publicador: http://www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: LAACHER, Smain. Estado, imigração e delito de hospitalidade. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 35, n. 1, p. 7-19, 2004.
Resumo: O artigo analisa as controvérsias que ocorrem em torno da hospitalidade, examinando o papel do Estado como regulador do estatuto do imigrado. Este, na condição de habitante em território alheio, está permanentemente submetido a normas de controle do Estado que tem o dever de zelar pela integridade de seus cidadãos. A abordagem do tema implica reflexões de teor político e filosófico, na medida em que, ao direito universal de visita, contrapõem-se as regras internas de aceitação do imigrante. A suspeita permanente do desconhecido o coloca na condição prévia de "devedor" ou "faltoso". Uma falta fundadora que põe em jogo a lei universal da hospitalidade e as regras nacionais de acolhimento do estrangeiro. O Estado, ao mesmo tempo em que define as leis de hospitalidade, cria as condições para o estabelecimento do delito de hospitalidade.
Abstract: The article analyzed the controversies of hospitality by verifying the role of the state as a regulator of the migrant status. His condition as an inhabitant in an alien territory, is permanantely submited to the rules of state control that has the obligation to protect its citizens integrity. The approach advanced political and philosophical content surrounding the universal right of the visit in opposition to internal rules of migrants acceptance. The permanent suspicion puts the unknown in a predetermined condition as a delinquent and a debtor. That is considered to be a lounding gap that threatened the universal law of hopsitality and the national norms of strangers shellering. The state, while delines the laws of hospitality, creates the conditions for the establishment of the hospitality guilt.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10195
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_art_slaacher.pdf10,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.