Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10179
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Entre a paideia e a bildung: pistas para uma educação humanística
Autor(es): Rouanet, Barbara Freitag
Palavras-chave: Educação humanística;Pedagogia tradicional;Ciência moral;Humanidade e humanismo;Populismo;Tecnocracia
Data do documento: 2007
Instituição/Editor/Publicador: http://www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: ROUANET, Barbara Freitag. Entre a paideia e a bildung: pistas para uma educação humanística. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 38, n. 1, p. 106-114, 2007.
Resumo: O artigo reúne reflexões sobre uma educação humanística. Recorrendo a E. Kant, L. Wacquant e T. Morus, a autora propõe a ruptura com a pedagogia tradicional, voltando-se para uma formação pedagógica inseparável da construção de uma ciência moral e política, calcada em um padrão ético. Nessa perspectiva, concebe a educação como meio para elevar o patamar civilizatório cultural do Brasil, incluindo como proposta alternativa a leitura de círculos de livros, viagens e outros modos de ampliação e transmissão da cultura.
Abstract: The article gathers reflections on a humanistic education. Drawing from E. Kant, L. Wacquaunt and T.Morus, the author proposes a break with the traditional pedagogy, which is inseparable from the construction of a moral and politica science in an ethical framework. In this perspective, he conceives education as a means to raise the level of civilized living in Brazil, including an alternate proposal for group reading of books, journeys and other ways of amplifying and transmitting culture.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10179
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_art_bfrouanet.pdf7,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.