Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10095
Tipo: Artigo de Periódico
Título: História das mulheres no Brasil
Autor(es): Carvalho Filho, Benedito José de
Palavras-chave: Mulher e família;Feminismo;A sociedade e a mulher;Mudança de valores
Data do documento: 1997
Instituição/Editor/Publicador: www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: CARVALHO FILHO, Benedito José de. História das mulheres no Brasil. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.28, n.1/2, 1997, p.137-138.
Resumo: Depois dos anos 70, quando o feminismo começava a se expandir no Brasil e no mundo, as mulheres tomaram as palavras para denunciar os longos séculos de dominação a que foram submetidas. A fala feminina começava a emergir do silêncio, transformando-se em protestos, mudando valores e provocando rupturas que hoje achamos naturais, mas que para a época, eram radicais. No campo da historiografia, os estudos sobre a mulher foram pouco a pouco ganhando novos contornos. Apareceu no começo dos anos 90 a famosa coleção organizada por George Duby e Michelle Perrot, Histoire des Femmes, já traduzida para a língua portuguesa e publicada originalmente na Itália. Esse trabalho deixou uma marca decisiva na historiografia das mulheres, dentro da linha chamada a história da mentalidade, com suas incursões pelo cotidiano, a valorização de microtemas, tão questionados pelos mais ortodoxos, mas com desdobramentos férteis como podemos atestar.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10095
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1997_art_bcarvalhofilho.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.