Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10093
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A inserção da mão-de-obra feminina na indústria de confecção no Ceará: o caso das cooperativas de confecções do Maciço de Baturité
Autor(es): Moreira, Maria Vilma Coelho
Palavras-chave: Indústria de confecção;Força de trabalho feminina;Cooperativas;Maciço de Baturité
Data do documento: 1997
Instituição/Editor/Publicador: www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: MOREIRA, Maria Vilma Coelho. A inserção da mão-de-obra feminina na indústria de confecção no Ceará: o caso das cooperativas de confecções do Maciço de Baturité. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 28, n. 1/2, p. 115-126, 1997.
Resumo: A industrialização do Estado do Ceará, particularmente do interior, tem sido uma das principais metas do governo nos últimos dez anos, como parte de uma política de geração de emprego e renda para a população rural. O papel da mão-de-obra feminina rural faz-se importante neste contexto à medida que ela começa a ser inserida no desenvolvimento industrial no interior do Ceará, tradicionalmente agrícola. Este estudo pretende analisar a forma como a mão-de-obra feminina no interior do Ceará tem sido incorporada neste processo. A análise circunscreve se à indústria de confecção localizada na região do Maciço de Baturité, distante aproximadamente 70 quilômetros de Fortaleza, onde mulheres de vários municípios têm sido integradas a cooperativas de produção de confecções, ali estabelecidas com a finalidade de suprir a força de trabalho necessária a produção de jeans para exportação.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10093
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1997_art_mvcmoreira.pdf11,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.