Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10085
Título: A cultura e a política: encontros frutíferos de uma agenda de pesquisa
Autor(es): Barreira, Irlys Alencar Firmo
Palavras-chave: Cultura e política
Sociologia
Movimentos sociais
Data do documento: 1997
Editor: www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: Barreira, I. A. F. (1997)
Resumo: O artigo trata das articulações entre os temas ligados à cultura e à política, considerando a existência de uma recente conexão orgânica, advinda de um repensar sobre as teorias do mundo social e de um movimento concreto das pesquisas, que superam os limites formais entre os campos do conhecimento. As reflexões fundamentam-se inicialmente em um plano conceitual, abordando em seguida os modos como os conceitos de cultura e de política passam a ser articulados e analisados no interior das discussões sobre movimentos sociais e campanhas eleitorais. O "diálogo" entre os conceitos de cultura e política promove uma relação de enriquecimento mútuo que retira a análise dos fenômenos políticos de um enquadramento restrito. ao mesmo tempo que acrescenta às percepções dos processos culturais os temas referentes ao conflito, incluindo as estratégias do poder simbólico.
Descrição: BARREIRA, Irlys Alencar Firmo. A cultura e a política: encontros frutíferos de uma agenda de pesquisa. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.28, n.1/2, 1997, p.34-48.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10085
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1997_art_iafbarreira.pdf13,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.