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Tipo: Dissertação
Título: Programação do ouvinte: memória música e sociabilidade
Título em inglês: Listener programming: memory music and sociability
Autor(es): Vieira, Inês Zena Almeida
Orientador: Henriques, Júlia Maria Pereira de Miranda
Palavras-chave: Social memory;Sociability;Rádio - Programas musicais - Fortaleza (CE);Rádio - Estações universitárias - Fortaleza (CE);Radiouvintes e sociabilidade - Fortaleza (CE);Radio - programas de interesse publico – Fortaleza (CE)
Data do documento: 2002
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: VIEIRA, Inês Zena Almeida. Programação do ouvinte: memória música e sociabilidade. 2002. 237f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2002.
Resumo: Como resultado desta pesquisa é possível observar uma relação entre comunicação, sociabilidade e reconstrução de memória musical. Além disso, a Programação do ouvinte tem um importante papel que permite o reconhecimento da autoridade de seu produtor de informação numa relação com o reconhecimento do ouvinte. A construção dos ouvintes deve ser entendida como resultados de processos sociais relacionados também ao perfil das concepções desta Rádio sobre o processo de comunicação tal como é definido por sua linha editorial. Neste caso, a radiodifusão parece contribuir para a educação informal de pessoas que não tiveram este direito social assegurado por vias institucionais. E também interessante a divulgação de algumas atividades profissionais de ouvintes como músico, comerciante, cabeleireiro e pessoas que costumam participar do programa para se sentirem prestigiados. Não só contribui com "a música e informação de qualidade", mas significa entretenimento para pessoas de distintas gerações e segmentos sociais. Tem ainda importante contribuição crítica à perspectiva do processo de comunicação que defende a ação hegemônica dos meios massivos. Esta pesquisa considera que há uma relação dinâmica entre o produtor da informação e a participação de ouvintes. Baseada em estudos de antropólogos latino-americanos como Barbero, Canclini, além de outros autores, a investigação acena para concepção de ouvintes como ativos atores destes processos históricos e sociais. De acordo com esta pesquisa, é possível questionar um preconceito social que vê uma direta relação entre gosto musical e uma específica classe social. Este programa é analisado como expressão de uma dinâmica cultural, cuja rica diversidade representa um entrelaçamento de distintos movimentos musicais,épocas e estilos de vida.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10008
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